BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade
O interior dos BMW do futuro será assim

A BMW apresentou esta quarta-feira um "concept" , denominado BMW i Inside Future, que ilustra a sua visão para o interior dos seus carros autónomos do futuro.

Num evento que decorreu em Las Vegas, na Consumer Electronics Show (CES), a marca de Munique mostrou de que forma a BMW imagina os carros autónomos quando estes chegarem ao mercado, mas ao contrário do que estamos habituados, este "concept" não irá receber um motor nem serve para ser "conduzido".

Trata-se de um estudo – ou de uma escultura, como a própria marca referiu - centrado no habitáculo e nas suas opções de conectividade e entretenimento, capaz de nos mostrar a visão que a marca germânica tem para o futuro dos automóveis e em especial para os seus interiores, admitindo que quando os carros autónomos chegarem ao mercado, "não se trata apenas de ser conduzido, mas sim sobre a sua experiência", disse Klaus Frolich, membro do conselho de administração da BMW.

E aqui, a avaliar pelas possibilidades e tecnologias que a BMW apresentou, é possível afirmar que a experiência de ser conduzido será bastante agradável. A consola central e o painel de instrumentos são compostos por um ecrã panorâmico de grandes dimensões que pode ser controlado pelo toque, com a diferença de que não vai precisar de tocar no ecrã.

Isto é possível graças à nova interface da marca de Estugarda, que já tinha sido anunciada, denominada "HoloActive Touch system", que tal como o próprio nome sugere, se trata de uma espécie de holograma que pode ser operado através de gestos, ao invés de toques. Recorde-se que o guiador é recolhido sempre que o modo "autónomo" estiver ligado, dando um "look" ainda mais minimalista a este interior.

Nos bancos traseiros, o grande destaque vai para o enorme ecrã que surge atrás dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros. Trata-se de um "display" de enormes dimensões – que está recolhido no tejadilho – que pode ser utilizado para colocar as suas séries de TV em dia ou para ver um filme.

E acredite, não falta nada neste interior, nem mesmo uma estante com livros, tal como acontece na sua sala. E esta comparação não é inocente, é que Frolich afirmou que "a vida dentro do automóvel não será diferente da vida em casa".

E se a BMW está empenhada em proporcionar a melhor experiência possível para quem viaje nos seus futuros automóveis autónomos, está igualmente focada em desenvolver essa tecnologia. E para isso está a trabalhar com a Intel e com a Mobileye – uma parceria que foi anunciada em Julho do ano passado -, sendo que foi hoje anunciado que uma frota de aproximadamente 40 BMW autónomos vão começar a circular nas estradas na segunda metade deste ano. Esta frota será composta por BMW Série 7 e os testes terão lugar nos Estados Unidos e na Europa.



BMW Série 5 Protótipo revela o futuro da mobilidade personalizada e conectada

No CES 2017, a BMW mostrou um protótipo autónomo que tem por base o novo Série 5 e que mostra todo o potencial da mobilidade conectada.

Este veículo recorre a um computador de bordo que compara a posição do carro e de tudo o que o rodeia com uma mapa digital, permitindo ao condutor deixar o guiador e ceder o controlo do carro ao… próprio carro.

E acredite, depois de o fazer, começa toda uma nova experiência, que apesar de ainda não contar com a tecnologia "HoloActive touch" que referimos acima, tem trunfos capazes de o entreter na sua viagem.

Assim que o veículo entra em "modo autónomo", os passageiros passam a poder aceder a serviços de stream online, tais como Amazon Prime, sendo que o carro percebe que pretende ver uma série de TV ou um filme e ele próprio se encarrega de diminuir a intensidade das luzes do habitáculo.

Mas esta demonstração das capacidades deste protótipo autónomo inspirado no BMW Série 5 só fica completa com o serviço de "Valet Parking". Assim que o veículo chega ao ponto de entrega, deixa os passageiros e dá início a uma manobra de estacionamento também ela autónoma. E como se não bastasse, envia uma SMS ao condutor a avisar que a manobra de estacionamento foi concluída. 

Em destaque